Linux atinge 100% de market share no Brasil

Hoje, presenciamos um momento histórico: o sistema operacional livre Linux, criado pelo finlandês Linus Torvalds, atingiu 100% de market share no Brasil, superando inclusive seus dois principais concorrentes, o Windows, que detinha uma marca um pouco inferior a 90%, e o Mac OS X, que era usado por cerca de 5% da população mundial.

A marca histórica, no entanto, não se deve a uma repentina conversão em massa dos usuários finais. É que hoje, dia 3 de Outubro, foi o dia das eleições presidenciais no Brasil. Milhões de jovens e adultos foram às urnas para escolher seus representantes, e como já foi dito aqui, desde 2008, as urnas eletrônicas utilizam o sistema livre para proporcionar a “festa” da democracia.

Deste modo, como todo mundo foi obrigado a votar – e como crianças não podem comprar computadores, quem os compra são seus pais, que também foram às urnas – todos os usuários consumidores de informática no Brasil, até os mais ferrenhos defensores do sistema de Redmond, tornaram-se usuários de software livre, ainda que indiretamente.

É claro que, amanhã, a maioria dos usuários vai estar navegando no Orkut através do Internet Explorer e conversando via MSN, como se nada tivesse acontecido. No entanto, cabe-nos elogiar, mais uma vez, a decisão governamental de migrar o sistema de votação para o software livre que, além de ser infinitamente mais seguro, é um fator determinante no corte de despesas. Hoje em dia, muitas empresas utilizam o sistema proprietário dominante de forma desnecessária. Pensemos: é realmente necessário pagar uma licença para um computador que vai ficar exibindo uma propaganda ininterruptamente? Ou para um micro usado em um quiosque ou em um caixa eletrônico?

Já dizia a propaganda da IBM: “o futuro é aberto”. A evolução é inevitável.

Fonte: http://espacoliberdade.blog.br/blog/?p=2076

About João Fracassi

Técnico em Informática e Redes com amplos conhecimentos em Ubuntu e bastante experiencia em Suporte a Desktops,Laptops,Servers e também c
This entry was posted in Linux, Noticias. Bookmark the permalink.

2 Responses to Linux atinge 100% de market share no Brasil

  1. iss86 says:

    Ah ridículo isso hein?
    Agora os linuxiitas tem motivo para comemorar.
    Estão acabando com o “império do mal”. rsrsrrsrsrsrrsr

    • Isac, não podemos ser tão radicais assim.
      Mas todos sabemos que é uma sistema operacional que mesmo sendo menos usado que a plataforma Windows da Microsoft, tem seu valor de mercado e consequentemente seu nicho. Ou você esquece que quando tu usa um caixa eletrônico do Banco do Brasil ou Caixa, ou quando tu paga uma conta com cartão de crédito e/ou débito o PDV que passa o cartão ua linux,que nem os caixas eletrônicos. Qualquer celular xing-ling que compramos no camelo por que é bonitaço roda um linux.
      Mas quem sabe um dia não derrubamos o império do mal. Hehehehehe!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s