Worm Stuxnet e seu ataque à planta nuclear iraniana

A agência oficial de notícias do Irã disse que um worm sofisticado, supostamente destinado a interromper sinais das redes de energia e outras instalações industriais, infectaram os computadores da primeira planta de energia nuclear do país, mas não causou nenhum dano grave. O malware Stuxnet, visto como um dos precursores de uma futura guerra via Internet, apareceu em julho e já era conhecido no Irã.
Entretanto, sua alta concentração no local, juntamente com um atraso para sua ação na planta Bushehr, permitiu a pesquisadores de segurança criarem a hipótese que o worm seria criado para sabotar a indústria nuclear iraniana. Além de enfatizar a ameaça representada pelo worm, que poderia ser usado remotamente para assumir o controle de sistemas industriais, a notícia especula que a sofisticação do Stuxnet tenha vindo de algum órgão profissional de algum país suspeito, como os EUA ou Israel.
O gerente de projeto de Bushehr, Mahmoud Jafari, disse que o malware “não causou nenhum dano aos sistemas principais da planta”, e que uma equipe estava trabalhando para removê-lo dos computadores, de acordo com a agência de notícia IRNA, do Irã, citado pela Associated Press. Jafari disse ainda que a infecção envolveu os computadores pessoais de vários membros da equipe de trabalho de Bushehr, e que não deverá afetar os planos de abertura da planta nuclear em outubro.
O Stuxnet explora três brechas do Windows, sendo uma delas já corrigida, e tem como foco computadores que rodem software da Siemens para sistemas de controle industrial.

About João Fracassi

Técnico em Informática e Redes com amplos conhecimentos em Ubuntu e bastante experiencia em Suporte a Desktops,Laptops,Servers e também c
This entry was posted in Noticias, Windows. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s