Criei o Linux para uso próprio´, diz Linus

Em visita a São Paulo e ao Brasil pela primeira vez, o criador do Linux, Linus Torvalds, falou hoje a uma plateia de desenvolvedores, estudantes e empreendedores da comunidade de software livre na abertura da feira LinuxCon, que acontece até amanhã na capital paulista.

Ao lado de Andrew Morton, responsável pela manutenção do Kernel, e Jim Zemlin, diretor executivo da Fundação Linux, Torvalds falou por cerca de 45 minutos do surgimento da plataforma, de suas escolhas ao longo desses 19 anos de história do sistema operacional e dos planos para o futuro.

O começo

“Eu desenvolvi o Linux para o meu próprio uso. Depois, esperava que alguém fizesse algo mais profissional. Como ninguém fez, eu segui em frente com meu projeto, e ele foi crescendo. Quando eu vi, o Linux havia explodido.

Hoje, eu me surpreendo com o número de propósitos nos quais o Linux tem sido usado, como em servidores e smartphones, por exemplo. Nunca imaginei coisas como essas. Isso mostra a força da plataforma open source.”

Desenvolvedores ao redor do mundo e no Brasil

A maior parte dos programadores, hoje, está nos Estados Unidos, na Europa e na Austrália. Sem dúvida, a língua inglesa é uma das principais barreiras para os desenvolvedores. Ela é um fator chave tanto em relação aos aspectos técnicos como para a comunição com outros núcleos programadores.

Mesmo assim, existem diversos núcleos locais, em universidades no Brasil, e pessoas que funcionam como pontes entre eles.”

Como se tornar um programador

“De qualquer forma, a minha dica para os novos programadores é começar. O Linux é uma grande forma de entrar no mercado. As empresas estão desenvolvendo soluções baseadas em open source e precisam de bons programadores para trabalhar em seus projetos. Portanto, eles serão contratados e serão bem pagos para isso.”

Sobre empresas que bloqueiam os códigos alterados

“Não gosto quando isso acontece, mas respeito a posição deles. Entendo que, às vezes, o hardware é deles. O correto seria ‘eu te dou o código e você me retorna ele modificado’. Mas tudo bem, esse foi o modelo que eu escolhi e estou contente com ele.”

O Linux hoje

Hoje, nós estamos em diferentes áreas, mas as pessoas não precisam estar em todas elas. Hoje, somente para o Kernel, existem mais de 1 000 programadores trabalhando em seu aprimoramento.

Cheguei a conclusão que estamos bem somente com um modelo de núcleo. Os dispositivos, como desktops, notebooks, celulares etc. mudam, mas as questões permanecem as mesmas.”

Outros projetos

“Não vou dizer que irei trabalhar para sempre com Linux, mas já o faço há 19 anos e me sinto motivado. O que temos hoje é diferente do que tínhamos há cinco anos. Já me envolvi com outros projetos, mas eu sempre volto para o Kernel, que é onde o hardware encontra o software, e esse é o ponto. Por isso, pretendo continuar o fazendo por um bom tempo.”

Hobbies

“Vou aproveitar a viagem para mergulhar no Brasil. Esse é meu hobbie.”

Sobre fazer muito dinheiro

“Estudei matemática porque acreditei que poderia programar e fazer algum dinheiro para levar minha vida. Eu faço porque é divertido, porque me sinto gratificado. Dinheiro não é o que atribui sentido á tarefa. Isso faz parte da minha satisfação pessoal.”

No final, o mediador Jim Zemlin ressaltou a importância dos dois desenvolvedores para o mundo do software e os comparou com Bill Gates e Steve Jobs. Em seguida, pediu uma salva de palmas ao público presente, que o atendeu prontamente por quase um minuto.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/criei-o-linux-para-uso-proprio-diz-linus-31082010-28.shl

About João Fracassi

Técnico em Informática e Redes com amplos conhecimentos em Ubuntu e bastante experiencia em Suporte a Desktops,Laptops,Servers e também c
This entry was posted in Linux, Noticias. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s