Gnome 3 demorará um pouco para ser lançado

Esté um artigo que foi escrito pelo João Santana do Planeta Ubuntu Brasil http://planeta.ubuntu-br.org/

Hoje, meio que insuspeitamente, Andre Klapper postou no Planet GNOME que a próxima versão do desktop, o tão esperado GNOME 3, só virá à luz do dia em março de 2011.

Seu post aponta para um email endereçado às listas devel-announce-list e desktop-devel-list do Projeto GNOME, onde Frederic Peters explica que, após feedback dos usuários aos desenvolvedores sobre o roadmap do GNOME 3, a equipe de lançamento resolveu adiar o lançamento para março de 2011.

Ele avisa que em setembro de 2010 será lançada a versão estável 2.32, sugerindo aos desenvolvedores que tenham a preocupação de tornar seus módulos compatíveis tanto com o GTK+ 2 quanto com o GTK+ 3. E ainda em setembro de 2010 é, segundo Frederic, esperado o lançamento do beta para o GNOME 3.0, que “claramente mandará um sinal de que precisamos de gente para começar a brincar com o GNOME 3”.

Frederic termina dizendo que “todo mundo precisa manter o foco em fazer do GNOME 3 uma realidade”.

Meus dois centavos

“Em time que está ganhando não se mexe”.

Lançar novas versões de software sempre é bom, principalmente quando esse software é um dos principais gerenciadores de janelas do mercado. Infelizmente, lançar por terra toda a estrutura da série 2.0 e recriar tudo de novo a partir da série 3 não é um bom caminho, por toda a perda de compatibilidade que tal atitude inevitavelmente demandará para a comunidade de desenvolvedores do GNOME.

O GNOME já está sendo rejeitado por alguns usuários, que vêm mudando para outras WMs baseadas na GTK+ 2, como o XFCE e o LXDE, por causa de seu “peso”. O GNOME 3 parece que quer continuar engordando, o que inevitavelmente forçará seus usuários a terem que melhorar suas máquinas para poder continuar executando o ambiente, ou debandar para outros ambientes.

Ainda assim, espero que o time de lançamento consiga lançar o GNOME 3 a tempo. Já faz algum tempo desde a transição entre as séries 1 e 2 do ambiente, e com todas essas mudanças paradigmáticas a respeito do uso do desktop aliado às mídias sociais e conectividade até no banheiro faz-se mais que necessário que o GNOME se renove e se reinvente — mas sem perder a retro-compatibilidade, por favor.

Fonte: http://ubuntex.blogspot.com/2010/07/gnome-3-so-em-marco-de-2011.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ubuntuPosts+%28Posts+Ubuntu%29

About João Fracassi

Técnico em Informática e Redes com amplos conhecimentos em Ubuntu e bastante experiencia em Suporte a Desktops,Laptops,Servers e também c
This entry was posted in Linux, Noticias, Ubuntu. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s