Ubuntu-system-panel: menu super personalizável

O Ubuntu-system-panel é um menu que se integra no painel do Gnome, tal como o Menu Principal do Ubuntu, que vem por padrão. A diferença deste menu é o simples facto de ser extremamente personalizável, podendo tornar-se em algo completamente diferente do original. Tal como é costume dizer nestes casos: O limite é a imaginação! O Ubuntu-system-panel, para além de ter imensas opções de personalização, é dotado de um conjunto de plugins que permitem adicionar ao menu as mais variadas opções, nomeadamente integração dos submenus normais para abrir aplicações, lista das últimas aplicações abertas ou ficheiros, calculadora integrada ou mesmo terminais dentro do menu! Se pretende um menu deste género, completamente personalizável, não hesite em experimentá-lo!

Ubuntu System Monitor

O Ubuntu System Panel, tal como referido, tem um número elevado de opções. Para além de uma boa quantidade de opções que cada plugin tem, ainda tem opções visuais interessantes. Ao nível geral, o Ubuntu System Panel permite editar grande parte dos pormenores visuais, nomeadamente bordas, larguras, ícone e texto a apresentar no Painel do Gnome, atalhos (combinações de teclas) e cores.

O USP tem uma vasta gama de opções!

Para além disso, contém vários plugins para apresentação de informação. Cada plugin apresenta a sua funcionalidade no menu e ainda apresenta um vasto leque de opções de personalização. Existe plugins para uma grande quantidade de gostos, desde a disponibilização dos favoritos do Firefox, às aplicações preferidas, passando por calculadoras, calendários, terminais, notas rápidas até inclusive estatísticas do computador. As opções são tantas, que seria preciso mais que uma artigo para as demonstrar todas, por isso não serão apresentadas em concreto neste artigo.

Cada plugin tem o seu conunto de opções!

Como as possibilidades são tantas, para ter uma pequena noção do nível do personalização, repare na diferença entre o menu da imagem seguinte (clique na imagem para vê-la completa) e menu da primeira imagem do artigo:

Ubuntu System Panel

Uma outra possibilidade, bastante parecida com a configuração inicial do Ubuntu System Panel é a seguinte (clique na imagem para ver o menu por completo):

Ubuntu system Panel

Instalação do Ubuntu-system-panel

Esta aplicação não se encontra nos repositórios oficiais do Ubuntu, por isso é necessário adicionar um repositório extra de modo a poder instalar o menu e mantê-lo sempre actualizado (sempre que houver alguma actualização, como o Ubuntu tem o repositório instalado, haverá uma solicitação de actualização). Assim, conforme a versão do seu Ubuntu, deverá proceder ao seguinte para adicionar o repositório do Ubuntu-system-panel:

  • Adicionar repositório no Ubuntu 9.10, ou 10.4 ou 10.10:Para as versões Ubuntu 9.10 Karmic Koala, Ubuntu Lucid Lynx 10.4 ou Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat, deverá simplesmente abrir a consola e escrever o seguinte para adicionar o repositório desta aplicação:
  • sudo add-apt-repository ppa:malacusp/ppa && sudo apt-get update
  • Adicionar repositório no Ubuntu 8.10 ou 9.04:No caso de o seu Ubuntu ser a versão Ubuntu  9.04 Jaunty Jackalope ou Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex, então, em vez do comando anterior, deverá escrever o seguinte no terminal:
  • sudo bash -c “echo ‘deb http://ppa.launchpad.net/malacusp/ppa/ubuntu $(lsb_release -cs) main’ >> /etc/apt/sources.list” && sudo apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys 61BAE54C && sudo apt-get update

Depois de ter adicionado o repositório por uma das maneiras anteriores, para instalar o Ubuntu-system-panel, basta instalar os dois seguintes pacotes (clique em cada um deles para proceder à instalação):

Em alternativa, no caso de preferir instalar os pacotes pelo terminal, então escreva o seguinte:

sudo apt-get install usp2 usp2-extras

Depois da instalação estar concluída, para ter acesso ao Ubuntu-system-panel (como ele é um applet) basta clicar com a tecla da direita do rato (mouse) em cima do Painel do Gnome e seleccionar a opção “Adicionar ao Painel“. Na janela que abrir, procure a opção “Ubuntu System Panel” e clique no botão “Adicionar” ou arreste essa opção para o local que pretende ter o menu!

A adicionar o USP ao painel

Como configurar o Ubuntu-system-panel

Ter acesso à vasta gama de configurações do Ubuntu System Panel, é muito simples. Basta clicar com a tecla da direita do rato (mouse) em cima do menu e escolher a opção “Preferências“:

A abrir as preferências do USP

Fonte: http://ubuntued.info/ubuntu-system-panel-menu-super-personalizavel?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ubuntued+%28UBUNTUED%29

About João Fracassi

Técnico em Informática e Redes com amplos conhecimentos em Ubuntu e bastante experiencia em Suporte a Desktops,Laptops,Servers e também c
This entry was posted in Noticias, Tutoriais e iniciantes, Ubuntu. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s