Ajuste fino para Ubuntu com Ubuntu Tweak

Para os utilizadores que acabam de instalar o novo Ubuntu e para os que efectuam agora uma travessia de Windows para Ubuntu, o Ubuntued apresenta-lhe uma ferramenta que lhe vai permitir efectuar o ajuste fino ao seu Sistema Operativo, o Ubuntu Tweak. Esta ferramenta não é mais que uma Interface Gráfica (também conhecida por GUI) dos comandos que tinha de executar no Terminal. Antes de surgir esta ferramenta já era possível efectuar tais ajustes, mas era sempre uma dor de cabeça ter de executar todos os comandos e editar ficheiros complexos que nem sempre era de fácil compreensão. O que poderia desencadear erros devido ao esquecimento dos comandos ou até mesmo provocar alguma instabilidade devido a alguma falha na configuração.

Assim para evitar os problemas das configurações erradas e o tempo perdido a restaurar essas configurações surge o Ubuntu Tweak que permite que os utilizadores menos aptos possam configurar o sistema de forma a deixá-lo a seu gosto.

Instalação

O programa Ubuntu Tweak pode ser instalado através de dois métodos:

  • Transferência do pacote .deb na página oficial;
  • A adição directa do repositório.

Através do Pacote .deb

Para utilizar este método basta dirigir-se à página oficial do Ubuntu Tweak e clicar no botão mostrado na figura abaixo ou então, para acesso directo do ficheiro, clique aqui (aproximadamente 774 kB). Caso use o Firefox, surgirá a janela também presente na imagem. (Para ver em pormenor clique na imagem)

Depois da transferência terminada dê um duplo clique sobre o pacote descarregado e clique no botão que indica Instalar Pacote.

Depois do processo de instalação estar concluído poderá usar de imediato o programa tal como está descrito no ponto referente às características.

Através do Repositório

Neste método será necessário adicionar um repositório, o qual encarregar-se-á de manter o programa sempre actualizado. Este programa está disponível, por este meio, desde a versão Gutsy (7.10) até à Lucid (10.04), de momento! Para tal será apresentada duas formas de adicionar o repositório. A primeira é válida para as seguintes versões Karmic (9.10) e Lucid (10.04) que se apresenta de seguida:

sudo add-apt-repository ppa:tualatrix && sudo apt-get update

A segunda é válida para as versões Gutsy (7.10), Hardy (8.04), Intrepid (8.10) e Jaunty (9.04) apresentando-se de seguida:

sudo bash -c “echo ‘deb http://ppa.launchpad.net/tualatrix/ppa/ubuntu $(lsb_release -cs) main’ >> /etc/apt/sources.list” && sudo apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys 0624A220 && sudo apt-get update

Depois de todo o processo estar concluído, poderá proceder à instalação do Ubuntu Tweak clicando aqui ou então escreva o seguinte no terminal:

sudo apt-get install ubuntu-tweak

Características do Ubuntu Tweak

Neste ponto será apresentado por alto cada categoria de modo a não tornar este artigo demasiado extenso. Para aceder ao programa basta ir a Aplicações→Ferramentas→Ubuntu Tweak ou então com recurso ao Gnome-Do (se não souber como o fazer, veja aqui).

Aplicações

Centro da aplicação – apresenta uma listagem de aplicações tendo em conta a sua popularidade, permitindo a sua sincronização com o servidor remoto.

Centro de Fontes – apresenta uma listagem de fontes de aplicações para garantir que as aplicações estão sempre actualizadas.

Editor de Fontes – apresenta as fontes presentes no ficheiro sources.list onde se pode editar as fontes lá presentes consoante a necessidade do utilizador.

Gestor de Actualizações – apresenta, tal como o Gestor de origem do Gnome uma listagem de aplicações que têm actualizações disponíveis.

Limpeza de Pacotes – permite realizar uma limpeza ao sistema eliminando os pacotes que não sejam necessários para o normal funcionamento do sistema.

Arranque

Controle de sessão – permite controlar os recursos necessários para a sessão.

Login Settings – controle a aparência e o comportamento do ecrã de entrada.

Programas Inicializados Automaticamente – apresenta uma listagem de aplicações que arrancam automaticamente com o sistema. Poderá adicionar e remover programas a essa lista.

Ambiente de Trabalho

Configurações GNOME – configurações possíveis para os painéis e menus.

Configuração do Compiz – configurações para melhorar o aspecto do ambiente de trabalho.

Configuração dos Ícones do Ambiente de Trabalho – configurar os ícones a apresentar no ambiente de trabalho.

Definições do Gestor de Janelas – configurar disposições dos botões (ver dica apresentada no final deste artigo), acções na barra de janela e efeitos.

Pessoal

Comandos de atalho – configurar os comandos de atalho pessoais para as aplicações favoritas.

Gerir os Modelos – permite gerir os modelos de documento de forma a poderem ser utilizados para a criação de ficheiros a partir do Nautilus.

Gerir scripts – permite visualizar quais os scripts que tem activos no menu de contexto.

Localização de pastas pré-definida – permite visualizar e alterar o caminho das pastas pré-definidas.

Sistema

Configurações Avançadas do Gestor de Energia – permite definir os parâmetros relativos à gestão de energia.

Configurações do Nautilus – configurar o gestor de arquivos e as suas extensões.

Detalhes do Computador – apresenta informações úteis sobre o computador.

Gestor de Tipos de Ficheiro – permite gerir todos os tipos de ficheiros registados.

Relacionado com Segurança – permite efectuar alguns ajustes a nível de segurança.

Fonte: http://ubuntued.info/ajuste-fino-para-ubuntu-com-ubuntu-tweak

About João Fracassi

Técnico em Informática e Redes com amplos conhecimentos em Ubuntu e bastante experiencia em Suporte a Desktops,Laptops,Servers e também c
This entry was posted in Downloads, Ubuntu. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s