O que precisamos saber antes de implantar um Software Livre em uma empresa?

Muitas empresas hoje em dia estão implantando software livre em sua estrutura e para se obter uma implantação de sucesso precisamos entender bem como se deve dar a esta implantação.

Resistência – Essa palavrinha ai vai causar muita dor de cabeça pra muitos que vão implantar software livre na empresa isso porque no Brasil sabemos que há uma cultura muito restrita em relação a esses tipos de softwares em empresas. Na empresa onde trabalho há uma vontade e necessidade de se implantar, mas, como eu mesmo já falei em um artigo anterior o Linux ainda não é muito vantajoso para usuários finais, isso inclui quem vai utilizá-lo no trabalho ainda isso porque nem todo mundo tem conhecimento sobre o sistema.

Sondar inicialmente a filosofia da empresa em relação a software livre é indispensável isso porque se obtivermos uma resposta positiva da diretoria da empresa pode ser uma grande chance para você. É também nesta etapa onde um pouco do tempo vai ser revertido para levantamento do hardware da empresa, dos programas usados por ela, do conhecimento dos usuários entre outras varias outras questões.

Fazer algumas perguntas aos usuários de forma sucinta para não assusta-los.

  • 1. Os programas usados são eficientes?
  • 2. Em que ponto se pode mudar?
  • 3. Como podemos mudar?
  • 4. O sistema operacional pode ser mudado?

A mudança (migração) não será feita da noite pra o dia e questionamentos inúteis trarão desgaste e perda de tempo na implantação. E ter calma nessa hora é indispensável porque o dono da empresa não esta 100% interessado em produtividade, na maioria das vezes estão interessados em reduzir custos.

Enfim estes foram alguns dos pontos a serem levados em consideração na hora de implantar um software livre na sua empresa ou na empresa de alguém.

No próximo artigo mostrarei como executar um estudo técnico preciso para lhe ajudar neste processo.

About João Fracassi

Técnico em Informática e Redes com amplos conhecimentos em Ubuntu e bastante experiencia em Suporte a Desktops,Laptops,Servers e também c
This entry was posted in Linux, Tutoriais e iniciantes. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s