Linux está em baixa nos servidores, diz MS

Estação Windows - Anúncio do Windows Server 2008

Bom dia galera,

Eu estava lendo uma matéria da revista “Info” e na materia citada neste link http://info.abril.com.br/noticias/blogs/estacaowindows/mercado/linux-esta-baixa-nos-servidores-diz-ms/

que diz o Linux está perdendo terreno na área de servidores para o Windows,pois de acordo

Frank Shaw, vice-presidente de comunicações da Microsoft, no blog oficial da empresa. Shaw, é claro, escolheu números que se referem àquelas áreas onde a Microsoft tem tido sucesso. Ele não menciona os fracassos, como o Windows Phone, que vem perdendo participação no mercado há anos. Também não menciona os celulares Kin, lançados com estardalhaço há dois meses e já descontinuados. Mesmo que os dados de Shaw estejam carregados de intenções publicitárias (afinal, ele é da Microsoft), eles não deixam de ser interessantes. Veja o que diz o texto:

24% era a participação do Linux no mercado de servidores em 2005
33% era a participação do Linux prevista para 2007
21,2% era a participação real do Linux no último trimestre de 2009

Os números indicam, é claro, que a participação do Linux encolheu, em vez de crescer como havia sido previsto. Os dois primeiros são de um estudo do IDC feito em 2005. O terceiro é de outro estudo, também do IDC, divulgado em março deste ano. Esta última pesquisa aponta que a participação do Windows Server no final de 2009 era de 73,9%. Ponto para a Microsoft. Os demais dados publicados por Shaw também vêm de pesquisas de mercado ou da própria Microsoft, no caso das vendas de produtos dela. Veja mais alguns desses números.

Eu sinceramente não acredito nesta pesquisa já que a mesma foi ecomendada pela Microsoft e se analisarmos o ip ou o host de sites utilizando a ferramenta de sniff do site http://news.netcraft.com/,veremos que a maioria dos sites de alguma forma rodam aplicativos linux.

De acordo o link http://news.netcraft.com/archives/category/web-server-survey/

A maioria dos servidores são Linux e não Windows que fica em torno de 26% do mercado.

Nem sempre podemos acreditar em tudo que lemos,infelizmente!!!

“Eu sei que é um pensamento meio que Xiita,mas é só analisarmos,a unica coisa que pesa é a falta de SysAdmins qualificados para lidarmos com este tipo de ambiente.

About João Fracassi

Técnico em Informática e Redes com amplos conhecimentos em Ubuntu e bastante experiencia em Suporte a Desktops,Laptops,Servers e também c
This entry was posted in Hardware, Linux, Noticias, Windows. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s