Tecnologia pessoal Nokia usará Linux em celulares N-series

Nokia usará Linux em celulares N-series

A Nokia utilizará o sistema operacional Linux MeeGo em modelos da linha de celulares N-series na expectativa de que a nova plataforma dê mais força para a companhia enfrentar rivais como a Apple e o Google.

Os modelos N-series foram a joia da coroa da Nokia há anos e dominaram o mercado de smartphones até a chegada do iPhone da Apple em 2007.

O próximo importante smartphone da Nokia, o N8, será o último modelo N-series equipado com sistema Symbian. Essa plataforma continua a ser líder no mercado de smartphones, mas perdeu terreno nos últimos anos com o surgimento do iPhone.

“Mais adiante, os dispositivos N-series serão baseados no Meego”, disse o porta-voz da Nokia, Doug Dawson.

Em fevereiro, a Nokia e a Intel revelaram planos de criar o Meego, fundindo as plataformas Linux Maemo da Nokia com a Moblin da Intel, que também é baseada no Linux.

A confirmação de que o Meego será usado para os dispositivos N-series mostra que a Nokia está apostando nesta plataforma para bater os rivais mais sofisticados, como o iPhone da Apple”, disse Ben Wood, diretor de pesquisa da consultoria britânica CCS Insight.

As versões do sistema operacional Linux, incluindo também o Android, do Google, LiMov e Palm webOS, têm ganhado força entre dispositivos móveis.

No primeiro trimestre, a participação de mercado total de celulares Linux subiu para 14% contra 8,5% um ano atrás, segundo a empresa de pesquisa Gartner.

O Linux é o mais popular tipo de sistema operacional de código aberto para computadores. Seu rival direto em PCs é o Windows da Microsoft, que cobra licenças de uso.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/nokia-usara-linux-em-celulares-n-series-24062010-6.shl

About João Fracassi

Técnico em Informática e Redes com amplos conhecimentos em Ubuntu e bastante experiencia em Suporte a Desktops,Laptops,Servers e também c
This entry was posted in Hardware, Linux, Noticias. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s