Reparar o Grub

Bom dia pessoal;

Ontem a noite ao chegar em casa eu tive uma desagradavel surpresa,ao ligar o meu desktop começou a apresentar a mensagem de grub error e pedia para usar o grub rescue…Pior de tudo é a cara deslavada do meu irmão dizendo que não tinha nem visto né,puderá né.Bem,minha maquina usa o grub por que eu uso dual-boot com o Windows por causa de algumas fução que ainda são indispensavel para o uso do Windows que em breve eu espero não precisar mais dos serviços da empresa do tio Gates né,já que minha licença é original (OEM!!!HEHEHEHEHE!).Vamos ao que interessa,eu utilizei uma reparação do grub via console.

Segue os comandos para reparar para 3 técnicas de reparação do Grub:

I –  Solução Live CD e sem chroot:

sudo fdisk -l para identificar as partições,a minha por exemplo é sda1.

sudo mount /dev/sda1 /mnt para montar a partição.

Sudo grub-install –root-directory=/mnt /dev/sda1 para reinstalar o grub no sistema.

Pode-se tentar também este comando:

II –  Solução Live CD e sem chroot:

sudo mkdir /media/sda1 para criar um diretório /media/sda1

sudo mount /dev/sda1 /media/sda1 para montar a partição do sistema.

sudo grub-install –root-directory=/media/sda1 /dev/sda1 ou sda para instala o grub na partição do sistema.

III – Solução Live CD e sem chroot:

sudo mount -t ext3(ou o sistema de arquivos que usar) /dev/sda1 /mnt para montar o sistema de arquivos

sudo grub-install –root-directory=/mnt /dev/sda1 ou sda para instalar o grub.

Pronto acabou e problema resolvido.

Fonte: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,14614.0.html

About João Fracassi

Técnico em Informática e Redes com amplos conhecimentos em Ubuntu e bastante experiencia em Suporte a Desktops,Laptops,Servers e também c
This entry was posted in Linux, Tutoriais e iniciantes, Ubuntu. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

